Centro Acadêmico Realiza Projeto "Dia do Quimico: Tome Ciência" em comemoração ao dia do Químico.

DIA DO QUÍMICO: TOME CIENCIA 17 de Junho de 2011 Campus Zé Doca

           No dia 18 de junho é comemorado o dia do Químico, esta data foi escolhida porque neste dia, no ano de 1956, foi criado o Conselho Federal de Química, juntamente com os Conselhos Regionais de Química. A profissão de químico foi regulamentada em 1934. Em 2011 será comemorado o Ano Internacional da Química, resultado da reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), que decorreu de 31 de Julho a 6 de Agosto de 2009, em Glasgow, na Escócia-Reino Unido, proclamou-se 2011 como o Ano Internacional da Química, sob o tema “Química - a nossa vida e o nosso futuro”. escolhida para a abertura oficial desta celebração, em Paris, sede da UNESCO. 

          O objetivo do Ano Internacional da Química é celebrar as contribuições da química para o bem-estar da humanidade. A química é fundamental para a nossa compreensão do mundo e do cosmos. As transformações moleculares são centrais para a produção de alimentos, medicina, combustíveis e inúmeros produtos manufaturados e naturais. A programação do Ano Internacional da Química também será inserida nas atividades da Década da Educação e do Desenvolvimento Sustentável (2005-2014), estabelecida pela UNESCO. Nessa mesma pespectiva o projeto DIA DO QUIMICO: TOME CIENCIA em comemoração ao dia do Químico visa expor e divulgar toda a produção cientifica do Instituto Federal do Maranhão Campus Zé Doca, para toda a comunidade acadêmica alem de aproximar e informar sobre esta grande área que é a Química.
         O Instituto Federal do Maranhão Campus Zé Doca oferta vários cursos que tem como área de atuação, a Química. Além disso, seus alunos e professores possuem uma extensa produção científica nesta área. Comemorar o Dia do Químico acima de tudo nos traz uma responsabilidade com toda comunidade acadêmica, propiciar mais conhecimento deste profissional tão importante hoje em dia e aproximar ainda mais a comunidade acadêmica ao conhecimento da química. Isso tudo faz parte de nossa missão como alunos e profissionais da Educação alem de expor aos alunos, os trabalhos desenvolvidos. O projeto tem como objetivo: Expor trabalhos acadêmicos visando à interação entre a comunidade acadêmica e pesquisadores do Campus Zé Doca, Divulgar a produção acadêmica do Campus Zé Doca, Despertar o interesse pela profissão de Químico e suas áreas da atuação.       O projeto é de autoria de Janilson Sousa Santos - presidente do CaqZD Centro Academico de Quimica e teve como equipe Executora os discentes Janilson Sousa Santos, Layanne Lira Lopes, Tatianne de Oliveira Vaz, Patrícia dos Santos Sousa, Mesaque Carvalho França, Cristiana Nascimento. Alunos do curso de Licenciatura em Quimica e os Orientadores Prof. MSc. José Sebastião Cidreira Vieira, Prof. MSc. Odaléia Alves da Costa´.
          Este projeto consiste em reunir os trabalhos já produzidos pelo Instituto Federal do Maranhão, especificamente pelo Campus Zé Doca. Os trabalhos serão apresentados em duas modalidades, quais sejam: oral em forma de painel virtual e em forma de banner. Os trabalhos virtuais serão apresentados no auditório num tempo previsto de 20 minutos de duração mais 5 minutos de argüição e serão apresentados 6 trabalhos no turno matutino e 4 no turno noturno. Os banneres ficarão em exposição no pátio interno do campus Zé Doca sob comando de seus autores no mesmo período dos painéis virtuais.

CRONOGRAMA

DIA
HORÁRIO
ATIVIDADE
LOCAL
10/06/11
Dia todo
Organização e seleção dos trabalhos

14  e 15
Dia todo
Divulgação
Sala de aula e mural
17/06
8:30
Abertura
Auditório
17/06
9:00 - 11:00
Apresentação Virtual
Auditório
17/06
9:00 - 11:30
Apresentação Banner
Pátio interno
17/06
19:00 - 20:30
Apresentação Banner
Pátio interno
17/06
19:00 – 21:00
Apresentação Virtual

Auditório
17/06
21:00
Encerramento

Auditório



           
Em conformidade com a estrutura organizacional do Curso de Licenciatura em Química os acadêmicos participantes deste projeto, os autores dos trabalhos apresentados receberão certificados de participação.

TRABALHOS
AUTORES
QUÍMICA VERDE: MUDANDO PARADIGMAS
Genilson de Sousa Oliveira
MÉTODO ALTERNATIVO PARA O TRATAMENTO DE AGUA UTILIZANDO O EXTRATO DA SEMENTE DE MORINGA OLEÍFERA NO MUNICÍPIO DE ZÉ DOCA
João Soares de Melo Neto
APROVEITAMENTO DE RESIDOS GERADOS NO PROCESSAMENTO DE CARVÃO VEGETAL
Wirlem Silva Alves
POLIURETANO VEGETAL RENOVAVEL, RECICLAGEM, E SEU USO PARA FINS INDUSTRIAIS E MEDICINAIS.
Wedson Sampaio, Antonio Marcos
UTILIZAÇÃO DO CONHECIMENTO QUIMICO NAS NOSSAS VIDAS, NA SOCIEDADE E NO AMBIENTE
Luana Paiva de Sousa



TRABALHOS
AUTORES
DETERMINAÇÃO DOS PARAMENTROS DE QUALIDADE DO SAL DE CONZINHA CONSUMIDO NA CIDADE DE ZÉ DOCA
 Mailson Martinho, Rayara de Sousa Almeida
A FALSIFICAÇÃO DE MEDICAMENTOS DIRECIONADOS A DISFUNÇÃO ERÉTIL NO BRASIL
Thais Mascarenhas, Brenda Pereira, Leandro Rolim, Thatyane Costa Pereira E Thayane Costa Pereira
EDUCAÇÃO AMBIENTAL COM DIRECIONAMENTO AO CULTIVO DE SUBSISTENCIA E OLEAGINOSAS
Maria José Correia, Alaine Jansen
EFEITO DA ALCALINIDADE NAS PROPRIEDADES FÍSICAS DE UM SABÃO ACABADO
Darleila Damasceno Costa
PROCESSO PRODUTIVO DO ÁLCOOL
Erlane Santana Macedo, Aline Marinho DE Sousa, Soliane Cristina Rodrigues Costa, Mesaque Carvalho França
PROLER - TÉCNICA DE LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO VOLTADO PARA O ENSINO DA QUÍMICA
Maria Andréia DA Silva
MODELOS MOLECULARES A PARTIR DE PAPEL RECICLADO PARA O ENSINO DE QUIMICA
Ana Paula Sousa Fernandes,


TRABALHOS
AUTORES
ESTUDO FITOQUÍMICO PARA IDENTIFICAÇÃO DE PRINCÍPIOS ATIVOS NO EXTRATO ALCOÓLICO DA TURNERA ULMIFOLIA L.
Maria Jose Moreno Correia
INTERPRETAÇÃO DE TEXTO COM USO DE MODULOS MOLECULARES ALTERNATIVOS PARA  O ENSINO DE QUIMICA
Elissandra Guimarães
ENSINO DE CIÊNCIAS DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Bruno Melo Silva, Bruno Raphael Soares Pinto, Elves Alves Monteiro, João Paulo Nascimento Siqueira, José Mauro Soares Leão, Jamilson Garcia De Sousa, Mailson Martinho, Marcelo Mariano Moraes, Ronissy Alves Alencar.
ECOPACULDIESEL: EXTRAÇÃO DE BIODIESEL DA GORDURA DO PEIXE PACÚ
Rimila Queiroz de Araujo
USO DE SISTEMA INDIVIDUAIS DE TRATAMAENTO DE ESGOTO E APROXIMIDADE A LIXÕES NO MUNICIOPIO DE ZÉ DOCA.
Efraim Costa Pereira

 
-